URUGUAI CONSTRÓI A PRIMEIRA ESCOLA SUSTENTÁVEL DA AMÉRICA LATINA.
Escola de 270 metros quadrados foi edificada em um mês e meio e 60% dos materiais utilizados para a construção são reciclados.
2 mil pneus, 5.000 garrafas de vidro, 2 mil metros quadrados de papelão e 8 mil latas de alumínio. O que você faria com todo este material? Você não vai acreditar.
Um grupo de 200 pessoas, originárias de mais de 30 países, colocaram a mão na massa durante 7 semanas para construir a primeira escola sustentável da América Latina. Eles acabam de utilizar todo este material para concluir o empreendimento. Agora os participantes aprenderam ométodo de Reynolds e poderão replicá-lo pelo mundo.
O arquiteto que assina o projeto da Ecoescola Sustentável é o norte-americano Michael Reynolds, criador do conceito Earthship, que há 45 se dedica às edificações autossustentáveis em diversos lugares do mundo.
PROJETO ESCOLA OBJETIVA ALIAR APRENDIZADO E SUSTENTABILIDADE
A ideia é que o ensino seja baseado no cuidado com o meio ambiente, estimulando os estudantes à reutilização e ao uso racional de recursos naturais.
A escola tem uma área de 270 metros quadrados e foi construída com 60% de materiais reciclados. A maioria dos materiais foi obtida junto aos vizinhos, que também cooperaram ativamente para o sucesso do projeto.
O estabelecimento de ensino infantil obtém energia através de placas de energia solar e moinhos de venho. Este modelo de construção possui como vantagens a possibilidade de gerar energia solar, calefação, água corrente e alimentos orgânicos.
A nova escola pública uruguaia está localizada em Jaureguiberry, uma comunidade costeira, que abriga, em média 500 pessoas. O projeto tem sido trabalhado com os moradores locais desde 2014, através de ações de mobilização de pais e filhos, envolvidos em todas as etapas de planejamento e construção da instituição.
A viabilização do projeto da escola no Uruguai também é devida ao trabalho da TAGMA, organização sem fins lucrativos. A intenção da organização é que, por meio da escola autossustentável, seja possível aliar aprendizado e sustentabilidade, demonstrando que a educação, somada à tecnologia e à inovação, é capaz de contribuir para um estilo de vida sustentável.
Veja um vídeo sobre o projeto, em espanhol, e imagens da escola: