Telhado e Calçada Verde
Telhado verde, terraço jardim, cobertura vegetal, ecotelhado, telhado ecológico, são vários os nomes dados para esse sistema construtivo tão utilizado pelos admiradores da arquitetura sustentável.
Apesar do tema estar em voga, não se trata de uma técnica recente, a sua prática data da época da Babilônia, com certeza você já ouviu falar nos seus famosos Jardins Suspensos. Também foram muito utilizados nos anos 20 na arquitetura moderna. O terraço jardim era um dos 5 pontos fundamentais da nova arquitetura.
Telhados verdes são uma solução arquitetônica que consiste na aplicação de uma camada vegetal sobre uma base impermeável, podendo ser uma laje impermeabilizada ou mesmo um telhado convencional.
Além de uma solução estética os telhados verdes são uma alternativa viável para a gestão de águas pluviais em áreas urbanas, pois retardam a drenagem pluvial ( coeficiente de runoff), mitigando assim problemas com enchentes e saturação das galerias pluviais. São ainda uma ótima solução termoacústica, atuando como isolante evitando a transferência de calor, frio e ruído para o interior da edificação, desta forma minimizam gastos energéticos com aquecimento e refrigeração, constituindo se numa solução para a economia de energia.
Outro aspecto importante é o efeito obtido nos chamados microclimas urbanos, uma vez que a presença de áreas verdes além de contribuir para a captação de carbono e outros GEE’s (gases de efeitos estufa) decorrente da poluição, atuam fortemente na diminuição do stress caudado pelo excesso de concreto. Contribuem ainda para uma queda de temperatura nas ilhas de calor muito comuns nas áreas urbanas, devido ao calor armazenado nas edificações.
Em linhas gerais telhados verdes apresentam-se como excelente solução em arquitetura, reaproximam o homem dos ambientes verdes, contribuem para o combate aos GEE’s (gases de efeitos estufa), melhoram a qualidade de vida nas áreas urbanas e proporcionam um embelezamento impar às edificações.
1 | 2 | 3 |
---|---|---|
4 | 5 | 6 |
7 | 8 | 9 |
10 | 11 |
Telhados verdes devem ser aplicados sobre superfícies impermeabilizadas e aptas a receber uma camada de substrato e ou módulos plantados. A estrutura deverá suportar cargas compatíveis com o projeto desejado sendo em média 80 kg/m2( carga estática – exceto para gramados), podendo variar conforme o projeto.
-
Inclinação mínima de 2% e máxima de 35% , ou até 75% com travamento dos módulos;
-
Carga estática saturada para variedades, exceto gramado – 80 kg /m2;
-
Carga estática saturada para gramados – 150 kg /m2;
-
Considerar meio drenante a ser instalado abaixo dos módulos ou da camada de substrato, considerando bocais para escoamento da água de chuva, conforme ABNT/ NBR 10844;
-
Retenção da água de chuva nos módulos é de 33 litros por m2.
Projetos com telhados verdes são bastante flexíveis e podem contemplar todas as necessidades, ou seja, do cultivo de alimentos a áreas acessíveis, como jardins suspensos.
No entanto, é fundamental na definição do projeto observar o que se pretende do telhado verde, dar preferência a plantas robustas e de pouca manutenção, bem como pouco consumo de água.
No que se refere a infraestrutura deve-se ter especial atenção à impermeabilização da base onde será implantando o telhado verde, utilizar-se de mão de obra e produtos apropriados, assim como, seguir as diretrizes prevista na NBR15352 e NBR9952, atentar – se ainda para as cargas aplicadas pelo telhado verde sobre a estrutura que o receberá, observando – se um mínimo de 80 Kg por m2 ou conforme a variedade escolhida para o plantio.
Consultar sempre empresa especializada, de forma a evitar problemas com a escolha das plantas e sua sobrevida depois de plantas sobre o teto, bem como os cuidados necessários para ter um telhado sempre verde e saudável e que possa ser aproveitado ao máximo.
Vantagens dos telhados verdes:
1 - Diminui a poluição e melhora a qualidade do ar das cidades. A vegetação absorve as substâncias tóxicas e a libera oxigênio na atmosfera.
2- Ajuda a combater o efeito de Ilhas de Calor nas grandes cidades.
3- Melhora o isolamento térmico da edificação. Protege contra as altas temperatura no verão e ajuda a manter a temperatura interna no inverno.
4- Melhora o isolamento acústico da edificação. A vegetação absorve e isola ruídos.
5- Maior retenção da água das chuvas. A vegetação auxilia na drenagem da água da chuva, reduzindo assim a necessidade de escoamento de água e de sistemas de esgoto e ainda filtra a poluição dessas águas.
6- Diminui a possibilidade de enchentes. Como retem melhor a água da chuva, o excesso não vai para as ruas.
7- Ajuda na diminuição da temperatura do micro e macro ambientes externo.
8- Reduz o consumo de energia, e melhora a eficiência energética devido à redução da temperatura no ambiente interno, diminuindo a necessidade de refrigeração.
9- Aumento da biodiversidade, atraindo pássaros, borboletas entre outros.
10- Embeleza a edificação e a cidade.