top of page

Conheça a ONG de SP que transforma terrenos públicos em hortas comunitárias.


Na zona leste de São Paulo, onde mora 40% dos desempregados de São Paulo, a ONG Cidade sem Fome transforma terrenos públicos e particulares, que não têm uso, em hortas urbanas. O projeto nasceu em 2004 e é composto por 21 hortas comunitárias, 15 hortas escolares e cinco estufas.


Hoje, 115 pessoas trabalham como agricultores urbanos do projeto. A produção é distribuída para autoconsumo e o excedente é comercializado – o que garante o sustento de 650 pessoas. O esquema proporciona a geração de renda, a permanência dos trabalhadores nas hortas comunitárias e a autossustentabilidade do projeto.


Quase mil pessoas foram contempladas com curso de capacitação profissional para produção de alimentos orgânicos em áreas urbanas. Mulheres são particularmente beneficiadas pelo projeto, porque têm mais dificuldades na inserção no mercado de trabalho, uma vez que não têm onde deixar as crianças. Sem o projeto da Cidade Sem Fome, provavelmente se dedicariam à coleta de materiais recicláveis – o que exige grande esforço físico e resulta em pouca renda.


O trabalho junto às escolas públicas também teve bons resultados: foram quase quatro mil estudantes envolvidos no desenvolvimento e na manutenção das hortas. De quebra, crianças, familiares e professores demonstraram melhorar seus hábitos nutricionais dentro de casa.


Os benefícios são inúmeros: geração de renda, transformação de terrenos baldios em áreas verdes produtivas, inclusão social, empoderamento da mulher, mudança de hábitos alimentares, formação técnica e muito mais.


Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
Archive
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page